sastudio competition cascais housing architecture

Cascais Affordable Housing


LOCATION: Cascais, Portugal
PROGRAM: Affordable housing, student residences, communal facilities
CLIENT: Cascais Municipality
TEAM: sastudio, un-icon, GOP Engineering, Neoturf Landscape
Size: 10 000 m2


A solução proposta emerge do seu contexto, da articulação de cotas do terreno existente, minimizando a sua presença na transição de escala urbana, enquanto potenciando a exposição solar e vistas desimpedidas sobre os espaços naturais circundantes – o mar e as vinhas.
O desejo da criação de uma nova referência urbana, que pretende estimular dinâmicas sociais é o ponto de partida para a concepção de um edifício que, apesar do seu cariz habitacional, pretende ser parte integrante da cidade.

O volume da habitação respondendo às necessidades percentuais programáticas tipológicas possui dois elementos que lhe conferem flexibilidade e capacidade de adaptação programática. O sistema de “Loggia” que aparece como uma solução interior/exterior fornecendo um espaço extra que se adapta às diferentes estações do ano; e o desenho da distribuição dos espaços dentro de um sistema métrico estrutural que lhe confere uma flexibilidade na adaptação posterior das tipologias.
O desenho de fachada, ladeado por varandas em todo o perímetro confere ao edifício habitacional constante sombreamento ao sol mais alto de verão, enquanto permite a entrada do sol mais baixo de inverno, assim aquecendo o interior dos apartamentos.


sastudio competition cascais housing architecture tiago sá